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[tutorial] pygame: inicio #1

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kodo no kami

kodo no kami

Galera o pygame é um modulo voltado para o desenvolvimento de games 2D usando a linguagem de programação python, esse modulo é bastante semalhante a biblioteca SDL sendo o seu funcionamento bem mais simples. Com o pygame a gente consegue criar janelas, carrega imagens, criar sprites, manipular som e ate manipular teclado, mouse e joystick. Para começar a desenvolver em pygame é necessario o python e o modulo pygame instalado, uma das formas de instalar o pygame é utilizando pip

Código:
python3 -m pip install pygame

com o modulo instalado basta importar ele no nosso codigo, quando voce importa ele no codigo vai exibir uma menssagem no terminal com a versão o pygame

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

[tutorial] pygame: inicio #1 DpflE4p

primeiro metodo que vamos usar é o pygame.init para iniciar o pygame

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

para criar uma janela usamos o metodo pygame.display.set_mode, passamos como argumento pra ele uma tupla com a dimessão da janela, tambem pegamos como retorno a superficie da janela para conseguir manipular mais tarde

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

janela = pygame.display.set_mode((300,200))

o interessante seria colocar os valores em uma variavel e manda essa variavel para o metodo

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

largura = (300,200)

janela = pygame.display.set_mode(largura)

outra coisa que precisamos fazer é criar um loop infinito para que o programa não finalize

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

largura = (300,200)

janela = pygame.display.set_mode(largura)

while True:
 pass

[tutorial] pygame: inicio #1 CdWqbpM

quando a gente fecha aquela janela ela simplesmente não fecha, isso  acontece porque o jogo não ta tratando nenhum evento ainda, para que isso seja possivel usamos o metodo pygame.event.get para retornar todos os evento, podemos usar o laço for e manipular cada um deles separadamente

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

largura = (300,200)

janela = pygame.display.set_mode(largura)

while True:
 for evento in pygame.event.get():
 pass

pelo atributo type daquele evento podemos detectar o tipo de evento, nesse caso vamos pegar eventos do tipo QUIT, depois basta finalizar com metodo quit e exit (com isso quando a gente fechar a janela ela vai fecha)

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

largura = (300,200)

janela = pygame.display.set_mode(largura)

while True:
 for evento in pygame.event.get():
 if evento.type == pygame.QUIT:
 pygame.quit()
 exit(0)

no nosso loop principal a gente precisa limpar a tela e desenhar o objeto novamente na tela ja que a imagem em um jogo não é estatica e sim dinamica desenhada em um certo tempo, para limpar a tela usamos o metodo fill daquela superfice desejada (nesse caso a da janela), nesse metodo passamos como argumento a cor que vamos pintar a tela (sendo uma tupla de 3 cores representando o RGB)

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

largura = (300,200)

janela = pygame.display.set_mode(largura)

while True:
 for evento in pygame.event.get():
 if evento.type == pygame.QUIT:
 pygame.quit()
 exit(0)
 
 janela.fill((255,255,255))

para desenhar a tela novamente usamos o metodo pygame.display.flip

Código:
#!/usr/bin/python3

import pygame

pygame.init()

largura = (300,200)

janela = pygame.display.set_mode(largura)

while True:
 for evento in pygame.event.get():
 if evento.type == pygame.QUIT:
 pygame.quit()
 exit(0)
 
 janela.fill((255,255,255))
 pygame.display.flip()

[tutorial] pygame: inicio #1 OpP3DJ3

bom galera essa é a primeira parte dessa sequencia de tutoriais sobre pygame, então ate a proxima parte \o

by kodo no kami

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