Galera o pygame é um modulo voltado para o desenvolvimento de games 2D usando a linguagem de programação python, esse modulo é bastante semalhante a biblioteca SDL sendo o seu funcionamento bem mais simples. Com o pygame a gente consegue criar janelas, carrega imagens, criar sprites, manipular som e ate manipular teclado, mouse e joystick. Para começar a desenvolver em pygame é necessario o python e o modulo pygame instalado, uma das formas de instalar o pygame é utilizando pip
com o modulo instalado basta importar ele no nosso codigo, quando voce importa ele no codigo vai exibir uma menssagem no terminal com a versão o pygame
primeiro metodo que vamos usar é o pygame.init para iniciar o pygame
para criar uma janela usamos o metodo pygame.display.set_mode, passamos como argumento pra ele uma tupla com a dimessão da janela, tambem pegamos como retorno a superficie da janela para conseguir manipular mais tarde
o interessante seria colocar os valores em uma variavel e manda essa variavel para o metodo
outra coisa que precisamos fazer é criar um loop infinito para que o programa não finalize
quando a gente fecha aquela janela ela simplesmente não fecha, isso acontece porque o jogo não ta tratando nenhum evento ainda, para que isso seja possivel usamos o metodo pygame.event.get para retornar todos os evento, podemos usar o laço for e manipular cada um deles separadamente
pelo atributo type daquele evento podemos detectar o tipo de evento, nesse caso vamos pegar eventos do tipo QUIT, depois basta finalizar com metodo quit e exit (com isso quando a gente fechar a janela ela vai fecha)
no nosso loop principal a gente precisa limpar a tela e desenhar o objeto novamente na tela ja que a imagem em um jogo não é estatica e sim dinamica desenhada em um certo tempo, para limpar a tela usamos o metodo fill daquela superfice desejada (nesse caso a da janela), nesse metodo passamos como argumento a cor que vamos pintar a tela (sendo uma tupla de 3 cores representando o RGB)
para desenhar a tela novamente usamos o metodo pygame.display.flip
bom galera essa é a primeira parte dessa sequencia de tutoriais sobre pygame, então ate a proxima parte \o
by kodo no kami
- Código:
python3 -m pip install pygame
com o modulo instalado basta importar ele no nosso codigo, quando voce importa ele no codigo vai exibir uma menssagem no terminal com a versão o pygame
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
primeiro metodo que vamos usar é o pygame.init para iniciar o pygame
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
para criar uma janela usamos o metodo pygame.display.set_mode, passamos como argumento pra ele uma tupla com a dimessão da janela, tambem pegamos como retorno a superficie da janela para conseguir manipular mais tarde
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
janela = pygame.display.set_mode((300,200))
o interessante seria colocar os valores em uma variavel e manda essa variavel para o metodo
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
largura = (300,200)
janela = pygame.display.set_mode(largura)
outra coisa que precisamos fazer é criar um loop infinito para que o programa não finalize
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
largura = (300,200)
janela = pygame.display.set_mode(largura)
while True:
pass
quando a gente fecha aquela janela ela simplesmente não fecha, isso acontece porque o jogo não ta tratando nenhum evento ainda, para que isso seja possivel usamos o metodo pygame.event.get para retornar todos os evento, podemos usar o laço for e manipular cada um deles separadamente
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
largura = (300,200)
janela = pygame.display.set_mode(largura)
while True:
for evento in pygame.event.get():
pass
pelo atributo type daquele evento podemos detectar o tipo de evento, nesse caso vamos pegar eventos do tipo QUIT, depois basta finalizar com metodo quit e exit (com isso quando a gente fechar a janela ela vai fecha)
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
largura = (300,200)
janela = pygame.display.set_mode(largura)
while True:
for evento in pygame.event.get():
if evento.type == pygame.QUIT:
pygame.quit()
exit(0)
no nosso loop principal a gente precisa limpar a tela e desenhar o objeto novamente na tela ja que a imagem em um jogo não é estatica e sim dinamica desenhada em um certo tempo, para limpar a tela usamos o metodo fill daquela superfice desejada (nesse caso a da janela), nesse metodo passamos como argumento a cor que vamos pintar a tela (sendo uma tupla de 3 cores representando o RGB)
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
largura = (300,200)
janela = pygame.display.set_mode(largura)
while True:
for evento in pygame.event.get():
if evento.type == pygame.QUIT:
pygame.quit()
exit(0)
janela.fill((255,255,255))
para desenhar a tela novamente usamos o metodo pygame.display.flip
- Código:
#!/usr/bin/python3
import pygame
pygame.init()
largura = (300,200)
janela = pygame.display.set_mode(largura)
while True:
for evento in pygame.event.get():
if evento.type == pygame.QUIT:
pygame.quit()
exit(0)
janela.fill((255,255,255))
pygame.display.flip()
bom galera essa é a primeira parte dessa sequencia de tutoriais sobre pygame, então ate a proxima parte \o
by kodo no kami