e ae galera nesse tutorial vamos aprender a criar um programa com interface grafica (GUI) em java com o swing, a linguagem java não é meu forte apesar de brincar com ela deis de 2011 embora não tenho progredido tanto em java, sei que existem outros frameworks melhores e mais recente para o desenvolvimento de interfaces graficas em java, como infelizmente eu so conheço o swing então vamos brincar com ele mesmo '-', para facilitar vou esta usando o eclipse como IDE, para começar a gente cria um projeto novo e uma classe nele
importamos as classes do swing (javax.swing.*)
para começar a gente cria uma janela para isso usamos a class JFrame (javax.swing.JFrame), então instanciamos um objeto dela (podemos passar uma string que sera o titulo)
com o objeto criado podemos exibir ele com o metodo setVisible, passamos como argumento true ()
tambem é possivel usar o metodo show porem é um metodo deprecated ou seja caiu em desuso
podemos redimensionar essa janela com o metodo setSize, nesse metodo passamos 2 argumentos, a largura horizontal (x), o segundo é argumento é largura vertical (y)
podemos passar um objeto do tipo Dimension (java.awt.Dimension) no lugar do argumentos para o setSize
para mudar a posição da janela usamos o metodo setLocation, passamos como argumento para ele a posição horizontal (x) e a posição vertical (y)
podemos passar para o metodo setLocation um objeto do tipo Point (java.awt.Point)
com o metodo setBounds mudamos tanto a posição da janela quanto a largura, nesse metodo passamos como argumento a posição x e y seguido do largura x e y
ou tambem podemos passar o objeto Rectangle (java.awt.Rectangle) para o setBounds
podemos alterar o titulo de uma janela com o metodo setTitle
podemos mudar a cor do fundo da janela usando o metodo getContentPane seguido do setBackground, especificamos a cor com atributo do Color (java.awt.Color)
as vezes quando fechamos a janela o terminal fica preso, podemos forçar essa finalização usando o metodo setDefaultCloseOperation passamos como argumento para ele o atributo EXIT_ON_CLOSED
bom galera esse tutorial tera uma segunda parte ^^ (ps: não quero escrever mais, vou assistir anime!!!)
by kodo no kami
- Código:
package kodo;
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
}
}
importamos as classes do swing (javax.swing.*)
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
}
}
para começar a gente cria uma janela para isso usamos a class JFrame (javax.swing.JFrame), então instanciamos um objeto dela (podemos passar uma string que sera o titulo)
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
}
}
com o objeto criado podemos exibir ele com o metodo setVisible, passamos como argumento true ()
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setVisible(true);
}
}
tambem é possivel usar o metodo show porem é um metodo deprecated ou seja caiu em desuso
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.show();
}
}
podemos redimensionar essa janela com o metodo setSize, nesse metodo passamos 2 argumentos, a largura horizontal (x), o segundo é argumento é largura vertical (y)
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setSize(400,300);
janela.setVisible(true);
}
}
podemos passar um objeto do tipo Dimension (java.awt.Dimension) no lugar do argumentos para o setSize
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
Dimension tamanho = new Dimension(400,300);
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setSize(tamanho);
janela.setVisible(true);
}
}
para mudar a posição da janela usamos o metodo setLocation, passamos como argumento para ele a posição horizontal (x) e a posição vertical (y)
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setSize(400,300);
janela.setLocation(450,450);
janela.setVisible(true);
}
}
podemos passar para o metodo setLocation um objeto do tipo Point (java.awt.Point)
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
Point pos = new Point(450,450);
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setSize(400,300);
janela.setLocation(pos);
janela.setVisible(true);
}
}
com o metodo setBounds mudamos tanto a posição da janela quanto a largura, nesse metodo passamos como argumento a posição x e y seguido do largura x e y
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setBounds(200,200,640,480);
janela.setVisible(true);
}
}
ou tambem podemos passar o objeto Rectangle (java.awt.Rectangle) para o setBounds
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
Rectangle jan = new Rectangle(200,200,640,480);
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setBounds(jan);
janela.setVisible(true);
}
}
podemos alterar o titulo de uma janela com o metodo setTitle
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setBounds(200,200,300,300);
janela.setTitle("novo titulo");
janela.setVisible(true);
}
}
podemos mudar a cor do fundo da janela usando o metodo getContentPane seguido do setBackground, especificamos a cor com atributo do Color (java.awt.Color)
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setBounds(200,200,300,300);
janela.getContentPane().setBackground(Color.blue);
janela.setVisible(true);
}
}
as vezes quando fechamos a janela o terminal fica preso, podemos forçar essa finalização usando o metodo setDefaultCloseOperation passamos como argumento para ele o atributo EXIT_ON_CLOSED
- Código:
package kodo;
import javax.swing.*;
public class Principal {
private static JFrame janela;
public static void main(String[] args) {
janela = new JFrame("minha janela");
janela.setBounds(200,200,300,300);
janela.setDefaultCloseOperation(janela.EXIT_ON_CLOSE);
janela.setVisible(true);
}
}
bom galera esse tutorial tera uma segunda parte ^^ (ps: não quero escrever mais, vou assistir anime!!!)
by kodo no kami