e ae galera o WLA é um assemblador/compilador bem interessante para retro-programação voltado para as arquiteturas 65xx (6502, 65c02, 6510, 65816), alem de compilar para outras arquiteturas como os da motorola 68xx (6800, 6801 6809), e outras como z80, 8008, 8080, spc700 e huc6280. Podemos baixar e compilar ele no site oficial ou pelo github do autor
site oficial wla
github (vhlein)
para compilar vou usar o xubuntu e baixa ele pelo github usando o git (nem devo dizer que é necessario as ferramenntas ja instaladas para compilar ele ne tipo o gcc, cmake e etc)
depois de baixado basta entrar no diretorio com terminal
usamos o comando cmake . para configurar a source
agora usamos o comando make para compilar o compiador
se tudo ocorreu bem usamos o sudo make install
agora podemos compilar os nossos codigos para alguma daquelas arquiteturas citada, nesse exemplo vou apenas gerar um simples contador em 6502 que começa com o valor 0 e vai incrementando ate 10 (nesse compilador tem que colocar os mapas de memoria e bancos de roms .MEMORYMAP e .BANKROMMAP)
para compilar usamos o wla-XXX (ex: wla-6502, wla-z80, wla-6800 e etc), com isso vai gerar o arquivo objeto (no meu caso kodo.o)
para linkar usamos o wlalink, so que para isso precisamos antes criar um arquivo de linkagem com os seguintes o parametro [objects] e o nosso arquivo objeto(chamei o arquivo de kodo.l)
com o arquivo de linkagem pronto usamos o wlalink seguido do arquivo de linkagem e o arquivo de saida que vai ser o nosso binario
pronto o nosso binario para 6502 esta pronto bastando simular ele em simulador/emulador ou ate mesmo gravar ele em um ROM real e roda ele em um 6502 real (um dia eu compro um 6502 para brincar T.T )
bom galera é isso o wla é um excelente compilador para quem curte retoprogramação ou queira se aventurar em criar games para nes, snes e gb ou outra plataformas daquelas CPUs \o
by kodo no kami
site oficial wla
github (vhlein)
para compilar vou usar o xubuntu e baixa ele pelo github usando o git (nem devo dizer que é necessario as ferramenntas ja instaladas para compilar ele ne tipo o gcc, cmake e etc)
- Código:
git clone https://github.com/vhelin/wla-dx
depois de baixado basta entrar no diretorio com terminal
- Código:
cd wla-dx
usamos o comando cmake . para configurar a source
- Código:
cmake .
agora usamos o comando make para compilar o compiador
- Código:
make
se tudo ocorreu bem usamos o sudo make install
- Código:
sudo make install
agora podemos compilar os nossos codigos para alguma daquelas arquiteturas citada, nesse exemplo vou apenas gerar um simples contador em 6502 que começa com o valor 0 e vai incrementando ate 10 (nesse compilador tem que colocar os mapas de memoria e bancos de roms .MEMORYMAP e .BANKROMMAP)
- Código:
.MEMORYMAP
DEFAULTSLOT 0
SLOTSIZE $2000
SLOT 0 $0
.ENDME
.ROMBANKMAP
BANKSTOTAL 1
BANKSIZE $2000
BANKS 1
.ENDRO
.BANK 0 SLOT 0
.ORG 0
LDA #0
repetir:
cmp #10
beq fim
adc #1
jmp repetir
fim:
jmp fim
.END
para compilar usamos o wla-XXX (ex: wla-6502, wla-z80, wla-6800 e etc), com isso vai gerar o arquivo objeto (no meu caso kodo.o)
- Código:
wla-6502 -o kodo.o kodo.asm
para linkar usamos o wlalink, so que para isso precisamos antes criar um arquivo de linkagem com os seguintes o parametro [objects] e o nosso arquivo objeto(chamei o arquivo de kodo.l)
- Código:
[objects]
kodo.o
com o arquivo de linkagem pronto usamos o wlalink seguido do arquivo de linkagem e o arquivo de saida que vai ser o nosso binario
- Código:
wlalink kodo.l kodo.bin
pronto o nosso binario para 6502 esta pronto bastando simular ele em simulador/emulador ou ate mesmo gravar ele em um ROM real e roda ele em um 6502 real (um dia eu compro um 6502 para brincar T.T )
bom galera é isso o wla é um excelente compilador para quem curte retoprogramação ou queira se aventurar em criar games para nes, snes e gb ou outra plataformas daquelas CPUs \o
by kodo no kami