e ae galera continuando o tutorial de computercraft nessa parte vamos ver os turtles, no caso um turtle é um robo que permite voce programar exatamente o que ele tem que fazer, voce pode programar um turtle para se movimentar para qualquer direção, voce pode equipar armas e ferramentas no turtle para ele atacar ou cavar, voce pode fazer ele colocar blocos ou seja pode usar ele para construção, pode usar ele para craftar itens, voce pode fazer um turtle guardar ou pegar itens em um bau entre outras coisas, os turtles sao movidos a balde de lava e a cada balde da 1000 de combustível ou carvao que da apenas 80 e a cada ação diminui 1 do valor total
quando voce aperta o botão direito do mouse em cima de um turtle ele mostra um terminal igual do computador e tambem um inventario de armazenamento do turtle
para voce abastecer o turtle pelo terminal sem precisar programar bastar colocar o balde de lava (ou carvão) no inventario do turtle e usar o comando refuel seguido da posição que ele esta no invantario (no meu caso esta na primeira posição)
para a gente programar esse abastecimento via codigo criamos o nosso script como nos exemplos dos tutoriais anteriores
e nele usamos a função turtle.select para selecionar a posição do balde de lava e por fim a função turtle.refuel para abastecer o turtle
depois bastar salvar e executar o codigo como ja fizemos nos tutoriais anteriores
podemos mover o turtle usando o comando go no terminal, nele especificamos a direção que pode ser forward (frente), down (baixo), up (cima) ou back (para voltar), depois a quantidade de movimento para aquela direção
para fazer o mesmo via codigo lua usamos turtle.forward para ir para frente, turtle.back para voltar, turtle.up para ir para cima, turtle.down para ir para baixo (o codigo abaixo faz ele passar por cima de voce caso voce esteja na frente dele)
para mover ele para direita diretamente no terminal usamos o comando turn seguido da direção sendo ela left e right
para fazer o mesmo via programação lua usamos a função turtle.turnLeft e turtle.turnRight
podemos equipar nosso turtle com uma espada, picareta, pá, machado ou uma enxada, porem precisa ser de diamante e o comando no terminal para equipar é equip a posição que esta ela no inventario do turtle e o lado que ela vai ficar ou seja pode ser usado duas coisas ao mesmo tempo
para desequipar usar unequip seguido do lado
para equipar via programação lua usamos a função turtle.select para selecionar a posição e as funções turtle.equipLeft ou turtle.equipRight
para fazer o turtle atacar usamos a função turtle.attack para atacar para frente, turtle.attackUp para atacar para cima e turtle.attackDown para atacar para baixo
podemos cavar para frente com a função turtle.dig, para baixo com a função turtle.digDown, para cima com a função turtle.digUP, e os blocos que foram cavados é armazenado no inventario dele
para colocar o item no mapa usamos a função turtle.select para selecionar ele no inventario e a função turtle.place para colocar ele na frente, turtle.placeDown em baixo ou turtle.placeUp em cima (como eu tinha tirado um bloco de terra antes vou colocar ele em cima)
podemos pegar um item em um bau usando a função turtle.suck caso o bau esteja na frente do turtle, ou turtle.suckUp caso esteja em cima ou turtle.suckDown caso esteja em baixo
para voce guarda um item no bau voce usa a função turtle.drop, mesmo esquema dos outros turtle.dropDown para baixo e turtle.dropUp para cima, tambem pode selecionar o item com a função turtle.select
voce pode ver se existe um bloco com a função turtle.detect ele retorna true caso exista um bloco ou false caso nao exista, tambem existe a função turtle.detectDown e turtle.detectUp (caso tenha duvidas sobre variaveis veja a segunda parte do tutorial)
tambem é possivel comparar um bloco do mapa com um item do invetario com a função turtle.compare (compareDown e compareUp), se o bloco no mapa for o mesmo do inventario retorna true se nao retorna false
tambem existem os turtles com modem wireless que da para controlar a distancia por rednet entre outras coisas, bom galera isso nao é nem 1% do que é possível fazer com os turtles voce pode usar eles para construir traps, automatizar tarefas, farming, construção, etc, como esse tutorial esta ficando um pouco grande vou terminar ele por aqui mesmo e talvez futuramente eu faça outra parte dele ja que tem muitas coisas que nao citei ou sobre algum outro mod, então ate proxima galerinha ^^
by kõdo no kami
quando voce aperta o botão direito do mouse em cima de um turtle ele mostra um terminal igual do computador e tambem um inventario de armazenamento do turtle
para voce abastecer o turtle pelo terminal sem precisar programar bastar colocar o balde de lava (ou carvão) no inventario do turtle e usar o comando refuel seguido da posição que ele esta no invantario (no meu caso esta na primeira posição)
- Código:
refuel 1
para a gente programar esse abastecimento via codigo criamos o nosso script como nos exemplos dos tutoriais anteriores
- Código:
edit kodo.lua
e nele usamos a função turtle.select para selecionar a posição do balde de lava e por fim a função turtle.refuel para abastecer o turtle
- Código:
turtle.select(2)
turtle.refuel()
depois bastar salvar e executar o codigo como ja fizemos nos tutoriais anteriores
podemos mover o turtle usando o comando go no terminal, nele especificamos a direção que pode ser forward (frente), down (baixo), up (cima) ou back (para voltar), depois a quantidade de movimento para aquela direção
- Código:
go up 2
para fazer o mesmo via codigo lua usamos turtle.forward para ir para frente, turtle.back para voltar, turtle.up para ir para cima, turtle.down para ir para baixo (o codigo abaixo faz ele passar por cima de voce caso voce esteja na frente dele)
- Código:
turtle.up()
turtle.up()
turtle.forward()
turtle.forward()
turtle.forward()
turtle.forward()
turtle.down()
turtle.down()
para mover ele para direita diretamente no terminal usamos o comando turn seguido da direção sendo ela left e right
- Código:
turn left
para fazer o mesmo via programação lua usamos a função turtle.turnLeft e turtle.turnRight
- Código:
turtle.turnRight()
podemos equipar nosso turtle com uma espada, picareta, pá, machado ou uma enxada, porem precisa ser de diamante e o comando no terminal para equipar é equip a posição que esta ela no inventario do turtle e o lado que ela vai ficar ou seja pode ser usado duas coisas ao mesmo tempo
- Código:
equip 1 right
para desequipar usar unequip seguido do lado
- Código:
unequip right
para equipar via programação lua usamos a função turtle.select para selecionar a posição e as funções turtle.equipLeft ou turtle.equipRight
- Código:
turtle.select(1)
turtle.equipRight()
para fazer o turtle atacar usamos a função turtle.attack para atacar para frente, turtle.attackUp para atacar para cima e turtle.attackDown para atacar para baixo
- Código:
turtle.attack()
turtle.attack()
podemos cavar para frente com a função turtle.dig, para baixo com a função turtle.digDown, para cima com a função turtle.digUP, e os blocos que foram cavados é armazenado no inventario dele
- Código:
turtle.digDown()
para colocar o item no mapa usamos a função turtle.select para selecionar ele no inventario e a função turtle.place para colocar ele na frente, turtle.placeDown em baixo ou turtle.placeUp em cima (como eu tinha tirado um bloco de terra antes vou colocar ele em cima)
- Código:
turtle.select(1)
turtle.placeUp()
podemos pegar um item em um bau usando a função turtle.suck caso o bau esteja na frente do turtle, ou turtle.suckUp caso esteja em cima ou turtle.suckDown caso esteja em baixo
- Código:
turtle.suck()
para voce guarda um item no bau voce usa a função turtle.drop, mesmo esquema dos outros turtle.dropDown para baixo e turtle.dropUp para cima, tambem pode selecionar o item com a função turtle.select
- Código:
turtle.select(2)
turtle.drop()
voce pode ver se existe um bloco com a função turtle.detect ele retorna true caso exista um bloco ou false caso nao exista, tambem existe a função turtle.detectDown e turtle.detectUp (caso tenha duvidas sobre variaveis veja a segunda parte do tutorial)
- Código:
kami = turtle.detectDown()
print(kami)
tambem é possivel comparar um bloco do mapa com um item do invetario com a função turtle.compare (compareDown e compareUp), se o bloco no mapa for o mesmo do inventario retorna true se nao retorna false
- Código:
turtle.select(1)
kami = turtle.compareDown()
print(kami)
tambem existem os turtles com modem wireless que da para controlar a distancia por rednet entre outras coisas, bom galera isso nao é nem 1% do que é possível fazer com os turtles voce pode usar eles para construir traps, automatizar tarefas, farming, construção, etc, como esse tutorial esta ficando um pouco grande vou terminar ele por aqui mesmo e talvez futuramente eu faça outra parte dele ja que tem muitas coisas que nao citei ou sobre algum outro mod, então ate proxima galerinha ^^
by kõdo no kami