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[tutorial] blitz basic - 2º parte

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entao galera continuando o tutorial do blitz basic, nessa parte vamos ver sobre as variaveis e os seus tipos, uma variavel é uma alocação na memoria de um tamanho fixo que permite armazenar um tipo de dado especifico nela sendo que esse dado pode mudar ao decorrer do programa, a linguagem basic ela fracamente tipada ou seja nao precisamos declara a variavel em si para usar ela, sendo que ela vai assumir aquele determinado tipo assim que for atribuído o valor para ela, se a gente atribuir um numero inteiro para uma variavel podendo ser tanto positivo quanto negativo ela sera uma variavel do tipo inteiro tambem chamada de integer, se a gente atribur um numero quebrado com casas decimais sera um tipo float (real), se a gente atribuir uma string que é um conjunto de caracteres sera uma variavel do tipo string (lembrando que a string fica entre aspas), se a gente atribuir True o False sera um tipo booleano, uma determinada variavel pode ter qualquer nome porem não pode começar com numeros e nem ter caracteres especiais espaço ou nomes existente em funções (as variaveis do tipo float o nome deve terminar com um # indicando o seu tipo, as variaveis do tipo string deve terminar com cifrão, as do tipo inteiro é opcional porem podem terminar com %), para a gente atribuir um valor para uma variavel basta escrever o nome dela e usar o simbolo de igual que indica atribuição seguido do valor

Código:
inteiro = 315
quebrado# = 3.15
texto$ = "by kodo no kami"
boo = True

podemos criar quantas variaveis a gente quiser

Código:
inteiro = 315
dia = 14
ano = 2017

é possivel exibir uma variavel no print apenas usando o nome da variavel sendo que isso seria equivalente a usar o valor armazenado nela

Código:
autor$ = "kodo no kami"
print autor$
waitkey



uma variavel pode mudar o seu valor ao decorrer do programa bastando atribuir o novo valor a ela

Código:
valor = 315
print valor

valor = 100
print valor

waitkey



podemos atribuir o valor de uma variavel em outra variavel

Código:
primeiro = 100
segundo = primeiro
print segundo
waitkey

alem das variaveis tambem existem as constantes que não são possiveis mudar o seu valor

Código:
const p# = 3.14159
print p#
waitkey



tambem temos as arrays que permite armazenar muitos valores ao mesmo tempo usando um indice. para usar uma array temos que declarar ela diferente da variavel, para declarar usamos dim seguido do nome da array e entre parenteses o tamanho dela ou seja quantas posições ela vai ter

Código:
dim valor(2)

para armazenar e ler ela temos que ler a sua posição tambem

Código:
dim valor(2)

valor(0) = 100
valor(1) = 200

print valor(0)
print valor(1)

waitkey



tambem é possivel ter arrays com mais de uma posição, essas arrays são chamadas de arrays multidimensional ou matrizes

Código:
dim nome$(1,2)

nome$(0,0) = "kodo no kami"
nome$(0,1) = "fts315"
nome$(1,0) = "flavio"

print nome$(0,0)
print nome$(0,1)
print nome$(1,0)

waitkey



bom galera variaveis são muito importantes em programa sem elas o programa acabaria sendo estatico, ate a proxima parte galera \o

by kodo no kami

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